Posted by : CP2SC3 quinta-feira, 15 de março de 2018



No dia 23 de março, o Colégio Pedro II realiza as tradicionais cerimônias de entrega dos títulos de Aluno Eminente e Aluno Pena de Ouro. Neste ano, a entrega do título de Aluno Pena de Ouro contará com uma novidade: será homenageada também a estudante do Proeja que concluiu o Ensino Médio em 2017 com maior média geral.

A cerimônia foi criada entre as décadas de 1930 e 1940 pelo Grêmio Científico e Literário do CPII, na época presidido por Wilson Choeri, ex-aluno e ex-diretor-geral do CPII. O objetivo era homenagear os estudantes que se destacaram por sua produção literária. Com o fim do grêmio, a homenagem perdeu sua continuidade e só foi retomada em 1998, pelo então diretor-geral, Wilson Choeri. Desde então, a solenidade de entrega da Pena de Ouro integra o calendário acadêmico da Instituição. A pena entregue aos estudantes é uma réplica da pena com a qual a Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, assinou a Lei Áurea, em 1888.

Alunas Eminentes
Neste mesmo dia será entregue o título de Aluno Eminente a quatro mulheres que se destacaram na vida pública e profissional. No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Colégio Pedro II terá a honra de tornar Eminentes as ex-estudantes Virgínia Maria de Niemeyer Portocarrero, que serviu como enfermeira na Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial; Jurema Gomes da Silva, professora do CPII, uma das fundadora da Associação de Docentes do Colégio Pedro II (ADCPII) e militante do Movimento Negro; Tania Maria de Castro Carvalho Netto, defensora da educação pública, é sub-reitora de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Mirian da Silva Cavalcanti, escritora e uma das autoras e organizadoras da coleção de livros “Ao Pedro II Tudo ou Nada?”.

Do nosso Campus, receberá a pena de ouro a aluna Anna Carolina dos Santos Gomes, da turma 1309.

Parabenizamos a todos os alunos que se destacaram em 2017 e especialmente a nossa aluna!


Leave a Reply

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Mais vistos

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Colégio Pedro II Campus SC3 por Erisson Viana - Metrominimalist by Johanes Djogan - Powered by Blogger